domingo, julho 03, 2005

Valor do projecto da Alta de Lisboa

Image hosted by Photobucket.com
Avenida 7 (13 de Abril de 2003)


Image hosted by Photobucket.com
Avenida 7 (2 de Julho de 2005)

Tal como o Tiago , também eu acredito no projecto da Alta de Lisboa. Foi através de anúncios publicados em vários jornais e em cartazes espalhados pelas ruas que soube da existência deste ambicioso projecto. Corria o ano de 1999 e estava em pleno o desenvolvimento do bairro da “Expo 98”. Quando tive oportunidade de ler com atenção os pormenores deste projecto, fiquei admirado com a preocupação do promotor pela promoção da qualidade urbanística, a qual incluía a recuperação e a requalificação de infra-estruturas antigas. Aliado a este aspecto, estava também a construção de importantes equipamentos de raiz, o que iria trazer grandes mais-valias ao projecto.
Hoje, passados cerca de 4 anos desde que me decidi a vir morar para esta zona da cidade de Lisboa, constato que já existem muito progressos e que todas as grandes linhas de desenvolvimento têm vindo a ser cumpridas, embora com alguns atrasos relevantes.
Apesar de ainda ter algumas dúvidas quanto ao futuro aproveitamento de alguns espaços vazios bem como quanto ao desenvolvimento de uma boa rede de transportes públicos, penso que a Alta de Lisboa tem boas hipóteses de vir a tornar-se um bairro de referência na capital.
Tenho pena de que a Alta de Lisboa seja uma excepção, e não uma regra, no urbanismo da Grande Lisboa.

11 comentários:

Tiago disse...

Adoro ver as fotografias do antes e depois, Pedro!

Reparo numa questão que me deixa desiludido. Gostava que os passeios tivessem mais árvores, e os passeios da avenida 7 não me parece que venham a ter. É uma das coisas que mais prazer medáa andar na rua, passar por baixo de árvores e ver a luz filtrada nas folhas.

Anónimo disse...

Não vai haver "baptismo" da Avenida ???

Rodrigues disse...

Também estou bastante triste com a presença de tão poucas árvores...

Anónimo disse...

Segundo o site dos CTT, a Avenida 7 terá como nome Av. Sérgio Vieira de Mello, nome do diplomata que faleceu no Iraque.

Pedro Veiga disse...

Também eu gosto!
Existem alguns canteiros aonde vão ser plantadas árvores.

Tiago disse...

Os canteiros são visíveis nas fotografias, mas parecem-me, mesmo assim, insuficientes para criar sombra e "ambiente" às ruas e avenidas.

Tiago disse...

Corrijo a opinião. Estive a ver as distâncias da árvores na Avenida da Liberdade e Av. da República. Não é menor que na Alta de Lisboa, mas a copa das árvores é enorme. Teremos de esperar uns 20, 30 anos até conseguir esse reconfortante efeito... :-( Mas, quanto a isso, não há nada a fazer.

Pedro Veiga disse...

Depende das árvores, das condições do solo e da existência ou não de rega regular. Por exemplo na expo só agora é que se começa a dar pela presença das árvores (que também são poucas).

Tiago disse...

Pareceu-me ver nos canteiros da avenida 7, a calculo que seja assim em toda a Alta de Lisboa, um tubinho de rega gota a gota. As árvores da Expo tb foram regadas gota a gota, acho eu. E têm cerca de 8 anos, certo?

Ana disse...

criei um novo blog para futuros moradores dos jardins de s. bartolomeu

Ana disse...

www.jardinsdesbartolomeu.blogspot.com