segunda-feira, julho 11, 2005

As ligações da Alta de Lisboa ao Lumiar e Ameixoeira -2

Como as imagens documentam os trabalhos de construção do nó da Ameixoeira do eixo norte-sul estão a avançar a bom ritmo:

Image hosted by Photobucket.com
Viaduto do nó da Ameixoeira do eixo N-S


Em baixo pode observar-se o terreno destinado à construção da 2.ª fase do Parque Oeste: Alameda do Forte da Ameixoeira. Esperemos que o projecto se cumpra para que este espaço não seja preenchido com mais betão!

Image hosted by Photobucket.com
Terreno destinando ao Parque Oeste (Alameda do Forte da Ameixoeira)
Em último plano é visível o eixo N-S

Esperemos que a ligação entre a Alta de Lisboa e a Ameixoeira que hoje se faz através da degradada Azinhaga de S. Bartolomeu acompanhe o ritmo de desenvolvimento da Alta de Lisboa. De facto, esta azinhaga tem necessidade de ser alargada com a construção de passeios para que possa tornar-se num intenerário pedonal seguro entre a Ameixoeira e a Alta de Lisboa.

Image hosted by Photobucket.com
Azinhaga de S. Bartolomeu

33 comentários:

Tiago disse...

Isto está a avançar bem! :-)

Anónimo disse...

Boa tarde!
Comprei um apartamento na Colina de São Gonçalo e tenho acompanhado este blog com bastante curiosidade.
Hoje foi o dia em que fui fazer a visita de "inspecção" ao meu apartamento. Ao fim de 4 anos de espera (promessa de compra e venda em Setembro de 2001), soube muito bem poder finalmente entrar na minha casa! Agora falta esperar pela escritura e pelas ambicionadas chaves!
Apesar de alguns pormenores menos positivos, continuo a pensar que foi uma boa opção!
Espero que toda a zona fique rapidamente arranjada para termos uma Alta em alta!

Ana disse...

ola ana
bem vinda
eu sou a outra ana
vamos ser vizinhas
boa sorte na sua nova casinha
ana

Anónimo disse...

2 "inspeções" de manhã +
2 "inspeções" de tarde = 4 por dia

4 * 5 dias = 20 por semana

20 * 4 = 80 por mês ....

Eu no outro dia li qq coisa à volta das várias centenas de casa, foi isso não foi ?????

Anónimo disse...

sim, são aproximadamente 3768 casas, o que faz com que ainda faltem 47 meses... mais coisa, menos coisa
...
no comments

Pedro Veiga disse...

E ainda falta contabilizar os atrasos nas reparações de última hora. Mas isto é um tema para um novo post que será um post de INDIGNAÇÃO! Tenho notícias frescas sobre a forma como a SGAL trata os seus clientes!

Anónimo disse...

Não contem com a papa toda feita, isso não irá nunca acontecer, nem com a SGAL nem com ninguém.

Eu já moro na minha casa a um ano e só agora foram reparar algum chão mal colocado, e 2 paredes que ficaram danificadas.

Segundo tenho conhecimento de outros vizinhos nas reuniões, existem ainda outras obras por realizar. Algumas maiores outras menores.

Rodrigo Bastos disse...

Infelizmente isto é um "Deja Vú", pois o mesmo aconteceu nos anteriores condomínios e aparentemente parece que a SGAL não "aprende com os erros" continuando a fazer uma péssima gestão de espectativas junto dos seus clientes.

Estando já a habitar na Alta de LX e tendo passado por uma situação semelhante (mais de um ano e meio de atraso ao que estava previsto), aconselho aos promitentes compradores das fracções dos novos condominios, fazerem valer os seus direitos e não se deixarem ir no rol de datas que vão sendo sucessivamente alteradas pela SGAL.

Boa sorte. :)

Tiago disse...

Que notícias frescas são essas, Pedro? E eu que pensei que tudo estivesse finalmente a entrar nos eixos... Mas não podemos deixar que isto seja assim.

Pedro Veiga disse...

Para a Ana da Colina de S. Gonçalo:

Se não achar inconveniente, gostaria de saber qual é o seu lote deste empreendimento. Surpreendeu-me o facto de já estarem a ser feitas vistorias, pois o meu lote (o 22) ainda está em reparações não havendo previsão da data em que poderão ser feitas as vistorias!

Pedro Veiga disse...

Tiago,

Resumidamente as notícias são estas: ontem fui informado por telefone que é muito provável que a vistoria do meu andar não seja realizada neste mês. Como a SGAL estará fechada para férias na segunda e na terceira semana de Agosto, e a trabalhar a meio gás nas outras duas semanas deste mês, significa que, com alguma sorte, só terei a vistoria feita lá para Setembro. E a escritura? Será em Outubro? Em Novembro? Em Dezembro?
Tenho tudo pronto e o tempo escasseia, pois os registos provisórios só duram seis meses. Com mais esta da SGAL não estava à espera. Moral da história: cuidado com os prazos das cartinhas da SGAL! Dentro de dias vou explicar melhor o que se passa num post adequado, depois de me passar este estado de irritação!

Tiago disse...

Isto tem de ir para os jornais, Pedro. As pessoas não podemos, pura e simplesmente, ser tratadas assim. Isto é, para alem de uma enorma falta de respeito, uma enorma insensibilidade com as vidas de todos os que confiaram e assinaram um contrato com a empresa que está a construir a Alta de Lisboa. Continuo na mesma, a Alta de Lisboa tem conceptualidades fantásticas, mas os defeitos têm de ser corrigidos o mais depressa possível por quem maior interesse tem. E em primeiro lugar, num projecto destes, terão de estar as pessoas. Desrespeitos sucessivos com a palavra dada e expectativas criadas nos clientes trazem uma péssima imagem da SGAL.

Qual será o interesse?

Pedro Veiga disse...

Concordo contigo. Devíamos fazer um artigo para vários jornais. Inclusivé deveria ser feito uma reportagem sobre estes atrasos para as estações de televisão. Como o magnata Stanley Ho é de certeza um dos maiores responsáveis pela SGAL, de certeza que a revelação destes aspectos iria incomodar muita gente! O problema é que este tipo de acções pode voltar-se contra nós que somos clientes com investimentos nas construções da SGAL. Disto tenho um certo receio.

Anónimo disse...

Boa tarde!
(sou a Ana da Colina de São Gonçalo)
devo confessar-me admirada. a minha vistoria foi na 2ª feira passada e hoje ligaram-me a marcar a escritura, perguntando-me se eu podia nos primeiros dias de Agosto. Ao ler os vossos comentários fico admirada e penso se serei alguma excepção. a verdade é que não pressionei ninguém, nunca liguei a perguntar datas. limitei-me a ir seguindo as indicações que me davam.
se tudo correr bem farei a escritura em menos de 1 mês. só me pergunto porque não está a acontecer o mesmo com todos os futuros moradores. O meu lote é o 23. é o prédio que fica + longe da rotunda. Como são apenas 2 prédios.. talvez estejam a ser "despachados" primeiro...

Vamos ver como avançam as coisas.
Até já.
Ana do 23 B Colina de São Gonçalo

Pedro Veiga disse...

Ana,

Obrigado pelo seu comentário. Pelo que vejo é capaz de estar relacionado com a data de conclusão dos edifícios. De facto, o lote 23 foi o primeiro a ficar pronto, pelo menos de acordo com os meus registos fotográficos.
Mas segundo me informaram o lote 22D (que é o meu e que se situa a meio do empreendimento) está a ser alvo de umas reparações que ainda vão durar sabe-se lá quanto tempo. Até lá vou ter que esperar e como em Agosto tudo será mais difícil porque a SGAL encerrará na 2.ª e 3.ª semana não sei com o que posso contar. Talvez lá para Setembro.

Rodrigo Bastos disse...

A câmara já fez o seu "papel"?. A SGAL já tem as licenças de habitação, etc...?. No meu caso por exemplo, ficou tudo pendurado vários meses por causa disso de acordo com as informações que a SGAL me ia dando.

Tiago disse...

Como podemos apurar a verdadeira esponsabilidade de cada uma das entidades? Que formas de pressão podemos exercer?

Anónimo disse...

Não se esqueçam das licenças de habitação e dos direitos de preferencia. Cada um demora sensivelmente um mês. Sem isso os bancos não fazem escrituras.

A não ser que o vosso banco não se importe.

Será que ganhamos mais ou perdemos mais em colocar a SGAL e todo o projecto da Alta nos jornais????

Será que se a SGAL acabar alguém vai pegar neste projecto ?

Pedro Veiga disse...

Caro anónimo,

O que é isso dos direitos de preferência?

Anónimo disse...

A camara tem de criar um documento em como declara que não prefere comprar a sua casa pelo preço que irá ser escriturado.

Na zona da Alta esse documento é obrigatório e é concedido em 99% dos casos.

Geralmente a SGAL até aceita fazer a escritura sem esse documento, infelizmente o meu banco não deixou fazer a escritura e por isso fiquei mais um mês à espera, enfim, histórias para os netos.

Tiago disse...

Mas qual é a relação disso com os atrasos da entrega das casas? E porque é que uma simples chamada de atenção pública para estes atrasos, que se devem essencialmente a morosidade burocrática em Portugal poderiam acabar com SGAL ou com o projecto da Alta de Lisboa?

Pedro Veiga disse...

Caro anónimo,

Muito obrigado pela informação

Anónimo disse...

As referidas declarações e licenças, não podem ser criadas, sem antes existir casa. E esta só existe quando o construtor a entrega à SGAL. Em seguida têm de ser pedidos todos os documentos relativos a Bombeiros, Gás, Electricidade, etc.

As licenças de habitação e o direito de preferência são dos últimos a serem produzidos e só podem ser criados, mais uma vez, se "existir casa".

Mais uma vez, faço o reparo para a questão das "inspeções" às casas, 4 ou 5 por dia, não é razoável, nem aceitável, para o número de casas para escriturar.

Depois a papelada até se faz em série, mas não existe um sítio único onde verificar onde se encontra todo o processo.

Depois a juntar temos a ansiedade de tds os futuros moradores, e os gastos que estes têm com impostos, juros, dores de cabeça.

Pedro Veiga disse...

Caro anónimo,

Tudo isso faz sentido, mas quem é que o informou de que só se fazem 4 ou 5 vistorias por dia?
Se assim for um só empreendimento pode levar muitos meses só para concluir as vistorias...

Pedro Veiga disse...

Caros comentadores,

Ao que parece o meu futuro lote já tem toda a documentação resolvida (declaração de preferência, licença de habitação, etc.).
A espera estará relacionada com as famosas reparações e a vistoria. Portanto, tudo se inclina para a seguinte interpretação: a SGAL não tem meios humanos para dar conta dos recados e quem se lixa é o cliente!

Obrigado a todos pelos comentários

Anónimo disse...

Eu acho que deve ser dificil realizar uma tarefa como a de escriturar 300 ou 400 ou mais casas no menor tempo possível.

O problema é que a SGAL tem 2 ou 3 pessoas para 300 ou 400 famílias e isso não é razoável.

Outro problema, ou não, é o facto de verificarmos que os poucos dias de stress que temos antes de ter a casa, não são nada em comparação com os anos em que vamos ter depois de ter a casa, e por isso deixamos um bocada andar.

Por isso é que voces leem alguem como eu a escrever sobre isto, mas não me vão ver a pedir esclarescimentos à SGAL.

Não vale a pena, e como já tenho a casa, quanto menos chatices com "eles" melhor.

Anónimo disse...

No ano passado quando fui fazer a vistoria à minha casa, deram-me 4 horários. Eu perguntei se não podia ser noutra hora, ou mesmo noutro dia, e eles disseram que estes eram sempre os mesmos horários, durante os dias úteis. Nem Sábado nem Domingo.

Por isso é que acho que só se fazem 4 ou 5 vistorias por dia.

Não esquecer que nem 80% do prédio tá vendido, e dos que estão vendidos, nem tds vão ser escriturados ao mesmo tempo.

Rodrigo Bastos disse...

Os horários até podem ser sempre os mesmos e isto até que mostra algum método/organização no meio do "aparente caos" que sentimos. Estes horários podem ser repartidos por vários trabalhadores o que poderá aumentar o número de vistorias por dia pelo menos para o dobro, no caso de haver dois trabalhadores afectos a esta tarefa.

Na minha opinião, penso que tudo depende do número de trabalhadores que a SGAL afecta a esta determinada tarefa a não tanto aos horários pré-estabelecidos.

Pedro Veiga disse...

De qualquer forma já se está a ver o que se passa. Afinal não há mistério nenhum. Muito provavelmente a história das reparações que duram meses (depois de obtidas todas as licenças), não é mais do que um embuste para disfarçar esta dificuldade. Assim já se entende a dificuldade da SGAL em prestar esclarecimentos relativos às reparações que estão a ser feitas após obtidas as licenças de habitação. Vejamos este caso que me afecta: como justificar grandes reparações quando na "Colina de S, Gonçalo" estão a desmontar os últimos restos do estaleiro do empreiteiro geral (edifer)?
Toda esta forma de proceder da SGAL é de facto lamentável. Eles têm sempre a vantagem do seu lado já que o cliente normal está encostado à parede com o pagamento dos juros e não tem por onde fugir.

Anónimo disse...

Quanto ao número de vistorias por dia não sei quantas são. no dia que fui ver a minha casa, fui às 10h da manhã e às 11h já estavam lá uns vizinhos para a visita deles e havia outra às 12h.... da parte da tarde não sei...
De qualquer forma quando fui à conservatória buscar os registos encontrei também uma vizinha que também já tinha feito a vistoria... e que também tinha conhecido mais vizinhos na vistoria...
devagar.. devagarinho... mas andando. Boa sorte para os que ainda esperam a vistoria!

Pedro Veiga disse...

Pois é devagarinho pode ser que se chegue ao fim. Provavelmente cometi um erro ao fazer os registos antes de fazer a vistoria. Pensei que assim que a licença de habitação existisse tudo seria relativamente rápido. De qualquer forma é bom saber que as coisas não estão paradas.

Anónimo disse...

Bom dia,
Primeiro gostaria de agradecer a todos que colaboram neste blog e pela troca de experiencias. Não sei se trago algo de novo, mas à semelhança da Ana do 23b tambem eu (no 22) já tenho escritura marcada para os primeiros dias de agosto.
Cumprimentos
Cristina

Pedro Veiga disse...

Muito obrigado pelo seu testemunho. Estas notícias são boas pois significa que as escrituras estão a avançar. Todavia, em relação ao meu lote (22D), ainda não se sabe quando serão as vistorias e as respectivas escrituras.