quinta-feira, julho 21, 2005

Colina de S. Gonçalo

Image hosted by Photobucket.com
Colina de S. Gonçalo, 7 de Outubro de 2004

Futuros moradores da Colina de S. Gonçalo,

Dado que ainda não fui informado acerca da data da escritura do meu apartamento neste empreendimento (no lote 22D), gostaria, para comparação com o meu próprio processo, de saber em que fase se encontra a vossa aquisição de casa. Se já fizeram a vistoria, se já têm data marcada para a escritura ou, mesmo, se já a fizeram, etc.
Acontece que a SGAL é muito parca em esclarecimentos. Ainda no dia 20 deste mês, por contacto telefónico, não me souberam fornecer uma data para a vistoria e a consequente escritura. A actividade da empresa durante o mês de Agosto será, certamente, diminuída, embora me tenham informado sobre a eventualidade de continuarem em laboração.
Esta indefinição permanente dificulta a organização da vida pessoal e profissional a todos os níveis, para além do prejuízo financeiro que se acumula a cada mês que passa. Quanto mais testemunhos reunirmos, menor será a sensação de isolamento e mais facilmente se compreenderá o andamento real das centenas de escrituras que este processo envolve.
Muito obrigado pela vossa colaboração.

37 comentários:

Anónimo disse...

Pedro,
Foi um desespero conseguir que me marcassem o auto de recepção e a escritura, mas consegui ter pressionado imenso tanto o Apoio ao Cliente como o Serviço de Pós-Venda. Foi um processo tão longo, que ainda me custa a crer que já lá moro. Houve alturas que pensei que teria que ir morar debaixo da ponte. Quanto à sua fracção, talvez ainda não lhe tenham marcado o auto de recepção, por ainda existirem andaimes exteriores nos lotes 21B, C e D e 22B, C e D com operários a trabalharem nas fachadas durante a semana. Espero que consiga em breve marcar o tão desejado auto de recepção. Boa sorte !
Eunice do Lote 21A

Pedro Veiga disse...

Eunice,

Muito obrigado pelo seu testemunho. Ignorava que a Colina de S. Gonçalo já fosse habitada. Julgava que os processos de escritura ainda estavam no início!
De facto, o meu caso, como o de outros, está muito atrasado talvez devido a essas repações.

Anónimo disse...

Apesar de não ter casa no vosso condomínio, lembro-me que no ano passado quando foi a minha vez, tb foi por pressão, que a data veio mais cedo.

No meu caso a habitação estava completa.

Eu penso que eles tendem a acelerar quem mais chateia e a deixar quem não o faz para mais tarde.

Anónimo disse...

Boa tarde Pedro Veiga e restantes.
No meu caso,lote 22 A, já tenho a escritura marcada para agosto.
Julgo que a melhor solução será mesmo a de ir pressionando ;)
Cristina

Anónimo disse...

Olá Pedro!

Pois como já escrevi noutra data, a minha vistoria e escritura foram marcadas sem qualquer tipo de pressão da minha parte. Ligaram-me a informar que deveria proceder aos registos e avançar com o processo, depois ligaram-me a marcar a visita e 1 ou 2 dias depois da visita marcaram-me a escritura para o dia 1 de Agosto - portanto a próxima 2ª feira. No entanto poderei não fazer a escritura porque a Câmara ainda não enviou o documento de cedência da preferência. A Sgal disse-me que têm feito escrituras sem esse documento pois a Câmara acaba por enviá-lo e que é uma questão de dias para ele chegar. no entanto, por minha decisão, informei que só faço a escritura com esse documento. Hoje ainda não falei com a Sgal, mas ontem esse documento não tinha chegado.
Aguardo com alguma ansiedade pois aproxima-se a data e poderei não fazer a escritura. mas repito, no meu caso, não pressionei a sgal para adiantar o processo.
No entanto, se não fizer no dia 1 de agosto... não sei se não passarei para o final da lista!!
ana do 23B

Pedro Veiga disse...

Ana,

Qual será o risco que se corre por fazer uma escritura sem esse documento?

Anónimo disse...

Pedro,
Penso que o risco é mínimo ou mesmo nulo. No fundo a Câmara está a dizer que não vai exercer o direito de preferência. Penso que tem que ver com o facto dos terrenos da Alta serem em parte propriedade da CML.
Em princípio a CML não vai exercer esse direito mas legalmente esse documento é necessário. A CML pode negar esse direito e se isso acontecer perdemos o valor já investido... Mas como a SGAL e a CML já pré-acordaram, estão a ser feitas escrituras sem esse documento. Foi o meu gestor de conta do BES que me aconselhou a esperar pelo documento....

Pedro Veiga disse...

Ana,

Muito obrigado pela informação. Só mais uma coisa: Cabe, portanto, à SGAL obter esse documento, certo?

Anónimo disse...

Pedro,
Sim, cabe à Sgal obter esse documento e encaminhá-lo para o banco para ser anexado ao processo para a escritura.
A informação que tenho da Sgal e do banco é que a CML tem enviado sucessivas levas dos referidos documentos, mas ainda não tinham chegado os do lote 23. A Sgal contava receber os do 23 esta semana... amanhã de manhã saberei.

Anónimo disse...

Eunice,
Gostava de saber se já habita mais gente no seu prédio?
e como faz o acesso, uma vez que todo o empreendimento ainda tem vedações?
Obrigada.
Ana 23B

Pedro Veiga disse...

Ana,

Visitei o empreendimento no sábado passado e o único acesso aberto para peões e automóveis era pela rotunda D. António Ribeiro. Não descobri outro acesso, dado que a Avenida Sérgio Vieira de Melo encontra-se vedada no outro extremo. Mais uma vez muito obrigado por toda a informação.

Anónimo disse...

Moro na Colina S.Gonçalo e quero alertar os outros vizinhos para os seguintes problemas:
- a placa do fogão foi instalada com os bicos dos queimadores de gás butano e não os de gás natural. Os técnicos da Lisboagás ligam o gás, ficando a funcionar apenas o esquentador. A única forma de cozinhar é na chapa eléctrica da placa do fogão. No entanto, após o gás estar ligado é necessário telefonar para a Siemens, tel. 214250725, e pedir uma assistência técnica para trocar os bicos dos queimadores e afinar a placa do fogão. Este serviço, prestado pela Siemens, é gratuito.
- A lista dos frigoríficos combinados integráveis paineláveis fornecidos no momento da escritura, carecem de uma instalação por um técnico montador de cozinhas, dado que o armário onde encaixa este tipo de frigorífico combinado encontra-se preparado para ser um armário despenseiro. É preciso retirar a parte de trás desse armário e fazer uns recortes nas prateleiras, de modo a que o aparelho respire, senão começa a aquecer demasiado. Se tiverem espaço para um combinado "normal", optem por essa solução.
- Quando a EPAL ligar a água estejam em casa e verifiquem bem as vossas torneiras. Antes de abrirem a água das torneiras desenrosquem os filtros e deixem correr a água, porque sai muita areia. No meu apartamento a torneira da água do esquentador estava desapertada, assim como os tubos do duche.
E sobretudo, não desesperem que tudo se resolve.

Anónimo disse...

Bom dia!
Obrigada por essas dicas super úteis. Realmente até tudo ficar finalizado... passamos por alguma ansiedade e stress.
Essa lista de frigoríficos integráveis é distribuída a todos os compradores?? É que o espaço do armário da minha cozinha só permite frigoríficos de 54 cm, que são os + estreitos do mercado... não haverá portanto muita escolha. E essa montagem e alterações serão suportadas por nós, certo??

Entretanto, hoje de manhã fiquei a saber que o banco está já com o processo completo e que avançará para a escritura mesmo sem a declaração da cedência de preferência da CML. Poderá ter havido alguma directiva interna no sentido da não obrigatoriedade desse documento para a escritura. Se para o banco está ok, para os clientes deverá estar ok. O importante mesmo é não desesperar!

Anónimo disse...

No boletim municipal da CML podem consultar a lista de fracções sobre as quais a mesma cede ou opta pelo direito de preferência. Podem consultar em http://www.cm-lisboa.pt/?id_categoria=39. Infelizmente parece ter havido um problema com o servidor que suporta o serviço e foi reposto um backup que não integra os boletins das duas últimas semanas. O boletim sai à quinta-feira.

Anónimo disse...

Boa tarde !
Ana do 23 b: Realmente os combinados integráveis são muito estreitos. Se tiver espaço, opte por outro tipo de frigorífico que não fique "encaixotado". A SGAL deu-me uma cópia de um fax da firma A.C.G., a qual forneceu o mobiliário das cozinhas, com a lista de frigoríficos combinados que cabem no móvel da cozinha. Se optarem por comprar este tipo de aparelho, podem comprá-lo à A.C.G.
que o fornece e o instala. Vejam se compensa.
No meu caso, comprei o combinado integrável antes da escritura para aproveitar o IVA a 19%, e quando mo entregaram, ficou sem ser instalado e sem portas durante uns dias. Paguei 25 euros pela respectiva instalação e fiquei satisfeita com o resultado. Quem mo instalou foi um técnico montador de cozinhas, que por sinal também trabalhou na instalação das cozinhas na Colina S. Gonçalo.
Como quando fui para lá morar me sentia meio perdida com os problemas que foram surgindo, estou ao dispor para trocar ideias ou falar sobre os percalços com que me deparei com os futuros moradores da Colina S. Gonçalo.
Eunice do Lote 21A

Anónimo disse...

Boa tarde, Eunice,
Obrigada pelo esclarecimento dos frigoríficos. Aproxima-se a minha escritura e portanto algumas dicas sempre bem vindas. O frigorífico, que é essencial para ir para lá morar é apenas uma das questões.
Correu tudo bem com as ligações de água, luz e gás? Levou muito tempo até ligarem os contadores?
Já tem muitos vizinhos a habitar no prédio?
E que precalços foram esses?
Obrigada.
Ana

Anónimo disse...

Olá Ana 23 b !
Quanto às ligações de água, luz e gás, foram muito rápidas. Logo a seguir à escritura, vão-lhe dar o NIP que é um número essencial para poder pedir a ligação da electricidade e do gás. Para a EPAL precisa do número do código do contador da obra.
Assim que terminou a escritura, telefonei de imediato para a EDP, tel. 800505505, para pedir a ligação da luz e do gás, e para a EPAL, tel. 213221111. Consegui marcar as ligações para o dia seguinte. Os percalços que tive são semelhantes aos acima descritos e os meus vizinhos do lado tiveram precisamente os mesmos problemas com os bicos dos queimadores que não eram os do gás natural e o problema com o frigorífico combinado. Na altura fiquei furiosa, mas por agora já está tudo resolvido.
Quanto aos vizinhos, no meu piso há já 2 apartamentos habitados e na garagem, que é comum aos lotes A, B, C e D, vejo uma meia dúzia de carros.
Boa sorte para a sua escritura !
Eunice do Lote 21A

Anónimo disse...

Obrigada pelas informações, Eunice.
Aos poucos, e depois de muita espera, vamos compondo a Colina de São Gonçalo!
Ana do 23B

Pedro Veiga disse...

Caros(as) comentadores(as),

Muito obrigado pelos vossos testemunhos!
É bom conhecer os problemas que existem nas casas. Quando chegar a fase da minha escritura já saberei como actuar logo no princípio. Espero não ter que esperar muitos mais meses pela mudança.

Pedro Veiga (futuro morador do 22D)

Anónimo disse...

Retirado do boletim da CML(28/7)

202/DOC-UPAL - SGAL - Sociedade Gestora da Alta de
Lisboa, S. A. - Ao prédio - obra n.º 63 174 - situado na Malha
23.1 do Plano Geral de Urbanização do Lumiar, lote 22,
deverá ser atribuída a seguinte numeração:
- Ao bloco A os n.os 19-A, 19-B, 19, 19-C, 19-D e 19-E na
Avenida Sérgio Vieira de Mello;
- Ao bloco E os n.os 21-A, 21-B, 21-C, 21-D, 21 e 21-E na
Avenida Sérgio Vieira de Mello;
- Ao bloco F os n.os 3 e 3-A na Rua 3 Malha 23 da Urbanização
do Alto do Lumiar e os n.os 10 e 10-A na Rua 1
Malha 23 da Urbanização do Alto do Lumiar;
- Ao bloco H o n.º 7 na Rua 3 Malha 23 da Urbanização
do Alto do Lumiar;
- Ao bloco B os n.os 4-A, 4-B, 4-C, 4 e 4-D na Rua 1
Malha 23 da Urbanização do Alto do Lumiar;
- Ao bloco C os n.os 6 e 6-A na Rua 1 Malha 23 da Urbanização
do Alto do Lumiar;
- Ao bloco D o n.º 8 na Rua 1 Malha 23 da Urbanização
do Alto do Lumiar;
- Ao bloco G os n.os 12-A e 12 na Rua 1 Malha 23 da
Urbanização do Alto do Lumiar.

203/DOC-UPAL - SGAL - Sociedade Gestora da Alta de
Lisboa, S. A. - Ao prédio - obra n.º 63 175 - situado na
Malha 23.1 do Plano Geral de Urbanização do Lumiar,
lote 23 deverá ser atribuída a seguinte numeração:
- Ao bloco A os n.os 23-A, 23-B, 23, 23-C, 23-D, 23-E,
23-F, 23-G e 23-H na Avenida Sérgio Vieira de Mello;
- Ao bloco B os n.os 25-A, 25-B, 25, 25-C e 25-D na Avenida
Sérgio Vieira de Mello e os n.os 31 e 31-A na Rua Tito de
Morais.

Anónimo disse...

Obrigada pela informação.
Nome de rua e número de porta já temos! no meu caso, ainda falta é a cedência do direito de preferência da CML...
um passo de cada vez!

Anónimo disse...

Obrigado pelo excelente serviço informativo Ricardo Soares.

Cristina

Pedro Veiga disse...

Caro Ricardo Soares,

Muito obrigado pela informação!

Entretanto também o meu dia de escritura se aproxima, pois na próxima semana vou fazer a vistoria ao meu futuro apartamento! A pressão que exerci sobre a SGAL deu resultado, até que enfim!
Obrigado a todos pelos conselhos!

Anónimo disse...

Bom dia Pedro!
Parabéns! Afinal, será uma questão de semanas até todos podermos habitar ou pelo menos ter as chaves das nossas casas!
Boa sorte para todos os futuros vizinhos!
Ana

Pedro Veiga disse...

Muito obrigado Ana! Desejo também muita sorte e fellicidades para todos os moradores da Alta (presentes e futuros).

Anónimo disse...

Bom dia, Pedro,
Queria só dizer-lhe que já fiz a escritura da minha casa. Foi na passada segunda feira. Finalmente, sou proprietária da casa!
Correu tudo bem, com excepção do "choque" que foi saber que o valor do condomínio é de 70 euros mensais o que para mim, foi uma desagradável surpresa. Mas talvez com o tempo, na 1ª reunião que houver possa ser discutido esse assunto e tentar encontrar uma solução mais adequada.
Queria desejar-lhe boa sorte para a sua vistoria e escritura!
Encontramo-nos por aqui e na Colina!
Ana

Pedro Veiga disse...

Parabéns Ana! De facto o valor do condomínio parece-me exagerado. Será possível encontrar uma solução mais económica?

Anónimo disse...

O valor do condomínio é elevado, mas não é exagerado, visto ter actualmente segurança 24 horas.
Lembrem-se que a Colina está inserida numa zona ainda problemática e tenho a certeza que sem esse serviço de segurança, iriamos ter inúmeros problemas.
No meu caso, prefiro pagar e ter mais segurança.

Anónimo disse...

Bom dia,
À semelhança da Ana do 23b também eu fiz a minha escritura ontem e correu tudo ok (sabe muito bem receber "aquele" molho de chaves)
Só quero acrescentar que os valores do condomínio variam de acordo com a área dos imóveis (a permilagem) portanto vão existir valores mais altos e mais baixos. A solução poderá passar por abdicar de certas especficações (segurança ou outro) para baixar o valor.
Boa sorte para os futuros proprietários ;)

Cristina (22A)

Anónimo disse...

Mais vizinhos a chegar!
Ainda em relação ao valor condomínio, que eu continuo a considerar elevado (eu tenho apenas um T2 com 98m2), penso que será uma questão a debater quando estiverem todos a habitar e houver reuniões. Eu considero importante a segurança... mas não me apercebi de nenhum tipo de segurança (visível) especial no prédio. As portas e fechaduras das casas são de segurança mas não me apercebi de câmaras ou de algum local onde houvesse serviço de segurança. São detalhes a observar.
Entretanto continuo na 'luta' para encontrar um frigorífico.... Não queria estragar o visual da cozinha... mas os encastráveis custam quase o dobro dos outros... alguém tem algum conselho útil?
Boa sorte para todos!
Ana

Anónimo disse...

eu também tenho um T2 e acho que se consegue baixar o valor do condominio (que começamos logo a pagar). Obrigado pela dica sobre os friorificos (realmente não me apetece colocá-lo no meio da cozinha). Uma hipotese seria retirar a parte onde ele deveria encaixar..não sei se está pegado ao resto do armário...

Cristina (22A)

Anónimo disse...

Vizinha Cristina,
Pode efectivamente desmanchar o armário despenseiro para aí colocar o frigorífico, só que necessita à mesma que o acabamento do armário (por ex. remate do rodapé) seja efectuado por um profissional.
Quanto à questão da segurança, que a meu ver é de extrema importância,
experimentem dar uma volta pelos cafés da zona e ver o "ambiente" e a respectiva "fauna". Basta uma visita ao final da tarde, princípio da noite.
Quanto à vigilância, estão sempre na obra vários seguranças fardados que penso serem indispensáveis.

Anónimo disse...

Sou um Possivel Vizinho, e gostava saber o valor dos apartamentos T2 com 2 i.s., tambem gostava saber como e a zona?, a fauna e muito variada e perigrosa? vive-se sosegado?

Anónimo disse...

Ora viva!
Queria antes de mais pedir desculpa por frequentemente aqui vir consultar os V/ Posts e só hoje me ter disponibilizado a comentar.
Sou um futuro habitante da Colina (22E) e realmente tem sido uma aventura.
Antes de mais pq a SGAL, deve pensar que me (nos) está a fazer um favor... acham normal que apenas se possa visitar a casa aquando do auto de vistoria?!?!
Acham normal, que por terem sido detectadas algumas questões de promenor, qdo indagada a SGAL sobre a resolução dos mesmos para antes da escritura, que tenha obtido como resposta um "Não tem nada a haver"?!?! Afinal... até temos o período de garantia... Ora como estamos a falar de p.ex. questões de pintura... e pela ordem de ideias... se lá forem pintar daqui a 5 anos, está tudo bem! Realmente, na impossibilidade de ser agora... prefiro que só lá aparençam daqui a 5 anos, pois não vou sujeitar a minha filha de 5 meses aos cheiros de tintas!
Qto ao valor do condominio, estou para ver... adquiri um T3 c/ 120M2 e pela ordem de grandeza desses valores... o melhor é ir-me preparando!! Tenham atenção ao seguinte... deverá ser da responsabilidade da SGAL o valor do condomínio até á escritura! Se a segurança lá está... é sobretudo interesse da SGAL!!
Estranho qdo dizem que tiveram que pressionar para obter a marcação de escritura, qdo na realidade os principais interessados é a própria SGAL! Já viram que só aí a SGAL recebe os 50% restantes?!?!
Quem faz a gestão do condomínio actualmente?
Obrigado por tudo o que aqui teem escrito!
Até breve!

Anónimo disse...

Olá,

Como futuro promitente comprador de uma fracção nos Jardins de S. Bartolomeu, tenho ultimamente seguido atentamente alguns blogs. De facto esperava realizar a escritura na devida altura e ainda me encontro dentro dos prazos. Contudo tenho lido vários comentários referindo-se aos atrasos - confesso que esta situação nunca me preocupou muito, pois o diferencial das taxas juros (entre o credito de sinalização e a penalização prevista em contrato) ser-me favoravel em mais de 3%, o que é sempre uma boa remuneração nos tempos que correm.
Como não vejo ninguém a referir-se a esta situação, pressuponho que não seja assim tão fácil a sua activação e / ou desinteresse pois esta situação implicava a perda de posição nos que foi entendido pela maioria, como uma boa oportunidade de aquisição de casa.
Gostaria de obter respostas, a alguém que se tenha movimentado neste sentido, pois neste momento e após algumas leituras a situação de insegurança incomoda-me, principalmente eu que adoro passear no meu bairro.
Cumprimentos

Unknown disse...

Boa tarde!
Sou uma possivel moradora da Colina S. Gonçalo! Assim, agradecia imenso que partilhassem as experiências destes ultimos anos (quer dos que ainda lá vivem, quer dos que saíram!) para nos ajudar a decidir!!
Muito obrigada!
beijinho

LR

Anónimo disse...

boas tardes moradores do edifício colina são Gonçalo, preciso os contactos da empresa de condomínio para resolução dos documentação ?