quarta-feira, junho 08, 2005

O Passeio de Lisboa

Para quem como eu gosta de mapas aqui está o Passeio de Lisboa em plano.
Esta é de facto a via estruturante do interior da Alta de Lisboa. A sua construção, embora atrasada, está a dar os primeiros passos no terreno. Esta via será uma segunda Avenida da Liberdade, pelo menos a julgar pela descrição!
Um dos pormenores interessantes é a plantação nos passeios laterais (que terão 10 metros de largura) de uma fiada dupla de árvores ginko biloba. Estas árvores serão plantadas de forma a fazerem uma copa única dando uma sensação agradável de verde. Aliás, no Passeio de Lisboa, a arborização irá desenvolver-se em quatro fiadas duplas de árvores (duas nas laterais e duas na parte central). Espero que isto seja o renascer do passeio público!

Image hosted by Photobucket.com

2 comentários:

Tiago disse...

Estou fascinado!! Onde se tem acesso a esses dados? Gostava muito de saber mais pormenores desse género para o resto da Alta de Lisboa!

Pedro Veiga disse...

Tiago,

Existe um livro de capa grossa editado pela SGAL "O Alto do Lumiar, a memória e o futuro", onde consta a descrição pormenorizada dos princiapis projectos.
Por outro lado existem também vários números do Jornal da Alta de Lisboa, publicados desde 1998 ou 1999, onde se relata a evolução deste grande projecto imobiliário. Provavelmente este documentação poderá ser pedida junto dos escritórios da SGAL.