segunda-feira, junho 06, 2005

Atenção aos prazos da SGAL!

Image hosted by Photobucket.com

Um pouco por todo lado têm surgido recentemente uns anúncios ao "Lx Condomínio", empreendimento comercializado pela SGAL. Está escrito com letras grandes que: "Agora já podes acreditar! Apartamentos em Lisboa a preços inacreditáveis!"
Só porque os preços das habitações neste país estão mais do que inflacionados é que conseguimos imaginar que um T1 a valer cerca de 100 000 euros é um preço inacreditavelmente baixo!
Mas o pior do conteúdo deste anúncio prende-se com o que está escrito em baixo em letrinhas pequeninas: "Conclusão da obra: em 2008. Comercialização a partir de 14 de Maio de 2005". De facto, atendendo ao historial da SGAL no que se refere ao cumprimento de prazos, seria mais razoável estar escrito o seguinte: Conclusão da obra em 2009. Entrega dos apartamentos no início de 2010.
Basta ver o que se tem passado com os mais recentes empreendimentos para facilmente se chegar a esta conclusão, senão vejamos:
Condomínio da Torre - lançamento em 2000 com as escrituras e estenderem-se pelo menos até ao 1º trimestre de 2005;
Colina de S. Gonçalo - lançamento em 2001 e ainda não começaram as escrituras (só agora é que vão ser pedidas as primeiras licenças de habitação);
Condomínio do Parque - lançamento em 2001 e as escrituras só terão lugar depois de realizadas as da Colina de S. Gonçalo;
Jardins de S. Bartolomeu - Lançamento em 2002, prometendo a entrega dos apartamentos em 2006 (será?).
Como se vê o cenário não é muito animador, sobretudo para quem tem necessidade de uma casa de habitação. A espera pelos apartamentos para quem assina um contrato na altura do lançamento tem sido sempre de 4 anos, no mínimo! Verificando-se muitas vezes um enorme atraso na execução da obra. Para os especuladores imobiliários, para os bancos e para as seguradoras esta situação é óptima, pois tempo é muito dinheiro! Para a SGAL, que se multiplica em desculpas, através do envio de cartas com promessas e mais promessas de datas, tudo está bem porque tem a venda dos apartamentos está assegurada! Quem se trama é o cliente que apenas pretende um apartamento onde possa viver.
Por isso, para quem fizer um contrato com a SGAL, tenha muita atenção às cláusulas, pois, tenha em mente, que as datas nunca serão cumpridas!

14 comentários:

Tiago disse...

Acho isso extremamente preocupante. Perguntei à minha vendedora (e eu, que sou alérgico em alto grau a vendedores imobiliários, tenho por ela uma enorme empatia e sensação de confiança) como seria com os Jardins de S. Bartolomeu. A resposta foi que se previa finalmente entregar os apartamentos no prazo previsto. Talvez esteja a ser muito ingénuo, mas vou continuar a acreditar nela. Custa-me crer que me esteja a mentir olhos nos olhos, ainda por cima porque ela tem sido de uma correcção e clareza extremas.

De qualquer forma, o relato dos atrasos é necessário, mas urge também entender as razões de atrasos tão desumanos.

Para acabar, acho ignóbeis os especuladores imobiliários, gente sem escrúpulos que procura ganhar dinheiro sem criar nada de novo. Haverá alguma hipótese de se impedir este fenómeno?

Anónimo disse...

Infelizmente a minha experiência é que os vendedores (dos quais n tenho qualquer razão de queixa) se perdem na descomunal máquina de incompetência e desrespeito para com o comprador que é a SGAL.

Comprei apartamento na Colina S.João de Brito em finais de 99. data prevista de escritura para Janeiro 2002. A minha escritura, depois de um processo tão desgastaste que não o desejo ao meu pior inimigo foi em Dezembro de 2003, com 2 anos de atraso e "por especial favor". O resto das escrituras prolongou-se, penso eu, durante grande parte de 2004.

Ao que parece, os desfasamentos nos empreendimentos mais recentes têm sido menores, mas, mesmo assim, muito cuidado com o prazos anunciados.

E, principalmente, não contem nunca com a palavra, correcção no relacionamento e com a competência de 95% dos serviços da SGAL. Para ser sincero, apenas a área comercial é que funciona em padrões aceitáveis.

Só posso recomendar muita paciência e insistência. Quando chegarem à fase de “a marcação das escritura só está dependente das vistorias e das licenças que devem estar prontas em X” não deixem de insistir, numa base diária se necessário.

Anónimo disse...

No que se refere à Colina de S. Gonçalo, a licença de habitação foi pedida à Câmara Municipal de Lisboa em 03/06/2005. Esperemos que seja emitida o quanto antes. Façam figas ou acendam uma velinha !

Anónimo disse...

Caro Tiago:
sofro também de vendedor-imobiliário-fobia e apesar de querer acreditar na boa vontade de alguns vendedores ( não foi o caso da minha ) devo informá-lo que na maior parte das razões eles próprios são alheios a burocracias da UPAL, como é o caso de eventuais alterações aos projectos de arquitectura ( caso do portão do pátio dos condomínios da torre )à ultima da hora e a outro tipo de conjecturas de grvaidade autárquica e nacional ( licenças de utilização,etc,...). è preciso ter muita paciencia é q unica coisa que lhe posso dizer e nunca confie nos vendeores. não se esqueça que ganham à comissão.

Pedro Veiga disse...

A minha experiência com o vendedor da SGAL correu muito bem até hoje. De facto se não fosse a disponibilidade deste profissional ainda hoje não tinha entrado no apartamento do qual sou promitente comprador desde Julho de 2001!
Como se depreende das várias opiniões escritas verifica-se que os atrasos são muitas vezes causados pela demora dos processos burocráticos.
É triste que a SGAL ainda não tenha aprendido com os erros do passado e continue a prometer prazos tão curtos para a entrega dos apartamentos. Um pouco mais de honestidade não ficava nada mal!
Todos os meses estou a perder dinheiro e a paciência. Já tenho o empréstimo intercalar com uma dilatação de tempo superior a um ano! Este mês já comecei a pagar mais por causa deste atraso. Não sei até onde isto irá parar.

Cumprimentos a todos,

P. Veiga

Tiago disse...

Esta é uma situação muito desagradável. A SGAL devia esforçar-se mais para honrar os seus compromissos. Acho que se os atrasos se devem a entraves burocráticos eles teriam muito mais força para exigir o desbloqueio da situação que os consumidores isoladamente.

Anónimo disse...

"atrasos são muitas vezes causados pela demora dos processos burocráticos"

No caso da Colina S.João de Brito não foi isso que aconteceu.
Foi um vizinho meu que, desesperado pela casa, serviu de "agente de ligação" entre as várias direcções da SGAL e entre estes para as entidades regulamentadoras.

Novamente, da SGAL só recebemos incompetência, irresponsabilidade, o mais completo laxismo e, incluisvamente, mentiras.

Se a situação melhorou, óptimo.

Pedro Veiga disse...

Caro anónimo,

Muito obrigado pelo seu comentário.
Não sei se a situação melhorou, mas tenho estado a insistir com a SGAL e ainda não vi grandes resultados. Até agora só promessas.
A minha dúvida neste momento é a seguinte: será que avanço com os registos provisórios? E se a minha escritura demorar mais 7 8 ou 9 meses? Arrisco-me a perder ainda mais dinheiro!
Isto é um caos! E reparem que estou a falar do empreendimento da Colina de S. Gonçalo que já tem garantidamente um ano de atraso! Agora imagine-se o que irá acontecer aos empreendimentos que se seguem em cascata, porque os atrasos vão certamente interferir uns nos outros. Por isso sugiro a todos os lesados que telefonem e insisitam com esta gente que só pensa em fazer negócios churudos.
Hoje mais uma vez a SGAL fez mais uma promessa: Vamos estar em condições de fazer as escrituras da Colina de S. Gonçalo já no fim do mês de Junho!
Vamos confiar?

Tiago disse...

Pedro, que tal colocar essa promessa como post no teu blog? Assim, teremos onde comentar depois caso haja atrasos. Espero que não. Espero que o Stanley Ho mova as suas "influências"...

Anónimo disse...

A praxe de quem compra à SGAL...

Eu adquiri um andar no ano passado e a história foi a mesma.

Todos temos de passar por isto.

Não se preocupem a casa, no fim, vai parar às mãos do dono.

Anónimo disse...

Os CPCV têm de ser mais favoráveis aos compradores, nomeadamente, existir uma multa de X euros por dia de atraso, sobre a data prevista.

Só assim, se resolvem a fazer as coisas como devem ser.

A SGAL diz sempre que os atrasos não são deles. Dizem que o problema foi porque o constructor se atrasou.

Anónimo disse...

olá a todos
como futura moradora da Colina de S. Gonçalo cá estou..a fazer figas ;)

António Gouveia disse...

Vizinhos

Habito no Parque São João de Brito.

Data prevista de escritura - JANEIRO DE 2001

Data real da escritura - MARÇO DE 2003

Comentários para quê?

O vendedor é uma pessoa séria e simpática. Inclusivamente informaou-me antes de comprar da existência de realojados.

O resto da estrutura da SGAL é para esquecer.

Pedro Veiga disse...

Caro António Gouveia,

De facto é inacreditável!