
Um pouco por todo lado têm surgido recentemente uns anúncios ao "Lx Condomínio", empreendimento comercializado pela SGAL. Está escrito com letras grandes que: "Agora já podes acreditar! Apartamentos em Lisboa a preços inacreditáveis!"
Só porque os preços das habitações neste país estão mais do que inflacionados é que conseguimos imaginar que um T1 a valer cerca de 100 000 euros é um preço inacreditavelmente baixo!
Mas o pior do conteúdo deste anúncio prende-se com o que está escrito em baixo em letrinhas pequeninas: "Conclusão da obra: em 2008. Comercialização a partir de 14 de Maio de 2005". De facto, atendendo ao historial da SGAL no que se refere ao cumprimento de prazos, seria mais razoável estar escrito o seguinte: Conclusão da obra em 2009. Entrega dos apartamentos no início de 2010.
Basta ver o que se tem passado com os mais recentes empreendimentos para facilmente se chegar a esta conclusão, senão vejamos:
Condomínio da Torre - lançamento em 2000 com as escrituras e estenderem-se pelo menos até ao 1º trimestre de 2005;
Colina de S. Gonçalo - lançamento em 2001 e ainda não começaram as escrituras (só agora é que vão ser pedidas as primeiras licenças de habitação);
Condomínio do Parque - lançamento em 2001 e as escrituras só terão lugar depois de realizadas as da Colina de S. Gonçalo;
Jardins de S. Bartolomeu - Lançamento em 2002, prometendo a entrega dos apartamentos em 2006 (será?).
Como se vê o cenário não é muito animador, sobretudo para quem tem necessidade de uma casa de habitação. A espera pelos apartamentos para quem assina um contrato na altura do lançamento tem sido sempre de 4 anos, no mínimo! Verificando-se muitas vezes um enorme atraso na execução da obra. Para os especuladores imobiliários, para os bancos e para as seguradoras esta situação é óptima, pois tempo é muito dinheiro! Para a SGAL, que se multiplica em desculpas, através do envio de cartas com promessas e mais promessas de datas, tudo está bem porque tem a venda dos apartamentos está assegurada! Quem se trama é o cliente que apenas pretende um apartamento onde possa viver.
Por isso, para quem fizer um contrato com a SGAL, tenha muita atenção às cláusulas, pois, tenha em mente, que as datas nunca serão cumpridas!