segunda-feira, maio 08, 2006

Sérgio Vieira de Mello (1948-2003)

Photobucket - Video and Image Hosting

Sérgio Vieira de Mello: Rio de Janeiro Brasil, 15 de Março de 1948 - Bagdade Iraque, 19 de Agosto de 2003.
Foi diplomata da ONU e cidadão cosmopolita, que dedicou 34 anos da sua vida ao serviço das Nações Unidas (ONU). Morreu num atentado terrorista à sede local da ONU juntamente com outros membros da sua equipa de trabalho.

Filho de um diplomata, Sérgio Vieira de Mello acompanhou o seu pai em várias missões pelo mundo. Diplomado do liceu franco-brasileiro do Rio de Janeiro, estudou na Universidade de Paris (Sorbonne) onde obteve a sua Licenciatura e o Mestrado para o Ensino em Filosofia, em 1969 e 1970, respectivamente. Durante os quatro anos que se seguiram, Vieira de Mello, prosseguiu os seus estudos de Filosofia na Universidade de Paris, (Panthéon-Sorbonne), ao fim dos quais obteve um Doutoramento do terceiro ciclo e, em 1985 o Doutoramento de Estado em Letras e Ciências Humanas.

Sérgio Vieira de Mello entrou na ONU em 1969 enquanto estudava Filosofia e Humanidades na Universidade de Paris. Passou a maior parte da carreira tabalhando na ONU para refugiados em Genebra, na Suíça, e serviu em operações humanitárias e de guarda-paz em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique e Peru. Em 1981 foi nomeado Conselheiro Político Sénior das forças da ONU no Líbano. Depois disso, desempenhou diversas funções importantes nas matrizes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) de 1983 a 1991. (Chefe de Gabinete da Alta Comissão; Diretor do Departamento Regional para Ásia e Oceania; e Director de divisão de relações externas). Entre 1991 e 1996, serviu como Enviado Especial do Alto Comissário ao Camboja, director do repatriamento para a autoridade transicional da ONU em Camboja (UNTAC). Director de casos civis da ONU de proteção das nações (UNPROFOR), Coordenador humanitário regional da ONU na região dos Grandes Lagos da África. Em 1996 foi nomeado Assistente Alto Comissário das Nações Unidas para refugiados, antes de ser enviado para Nova Iorque em janeiro 1998 como Sub-Secretário-Geral para casos humanitários e Coordenador de Emergência.

Desempenhou temporariamente as funções de Representante Especial do Secretário Geral Kofi Annan no Kosovo, onde foi substituído por Bernard Kouchner. De Novembro de 1999 a Maio de 2002 exerceu o cargo de Administrador Transicional da ONU em Timor Leste. Em 12 de setembro de 2002, foi nomeado Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos . Em maio de 2003, foi indicado pelo Secretário Geral das Nações Unidas Kofi Annan para seu Representante Especial durante quatro meses no Iraque, onde foi morto num atentado terrorista, em Bagdad, a 19 de Agosto de 2003.

Com Sérgio Vieira de Mello, chefe da missão das Nações Unidas morreram num atentado terrorista:

* Nadia Younes, egípcia, chefe da equipa de Vieira de Mello.
* Renam Al-Farra, jordano, trabalhava para o gabinete de coordenação humanitária das Nações Unidas.
* Ranillo Buenaventura, filipino, trabalhava para o gabinete de coordenação humanitária das Nações Unidas.
* Arthur Helton, advogado de imigração, estadunidense, e integrante da organização não-governamental Council on Foreign Relations, sediada em Nova Iorque, que visitava Vieira de Mello no momento da explosão.
* Rick Hooper, EUA, trabalhava no Departamento de Assuntos Políticos. Actuou pelas Nações Unidas em Gaza.
* Jean-Sélim Kanaan, de origem egípcia, funcionário do gabinete de Vieira de Mello.
* Chris Klein-Beckman, canadiense, trabalhava como coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.
* Alya Souza, iraquiana, trabalhava para o Banco Mundial.
* Martha Teas, EUA, gerente de projeto para o centro de informação humanitária do Iraque.
* Fiona Watson, britânica, funcionária do gabinete de Vieira de Mello, no programa de petróleo por alimento.
* Omar Kahtan Mohamed al-Orfali, iraquiano que trabalhava como motorista para uma organização não governamental que não foi identificada.
* Raid Shaker Mustafa al Mahdawi, eletricista iraquiano, que trabalhava para a unidade de inspeção de armas, UNMOVIC.
* Leen Assad al Qadi, funcionário iraquiano do gabinete de coordenação humanitária.
* Alyawi Bassem, iraquiano, também conhecido como Mahmoud u Taiwi Basim.
* Gillian Clark, 47, de Toronto, canadiense, ajudante do projeto Fundo das Crianças Cristãs.
* Reza Hosseini, de Mashhad, norte do Irão, iraniano, funcionário do gabinete da ONU de Coordenação Humanitária no Iraque.
* Manuel Martin Ora, 57, capitão naval espanhol, que atuava como ligação das forças ocupantes com a ONU.
* Khidir Saleem Sahir, iraquiano, identificado apenas como funcionário da ONU.
* Emaad Ahmed Salman, funcionário iraquiano, do gabinete de Vieira de Mello.
* Ihsan Taha Husein, funcionário iraquiano, do gabinete da ONU.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Vieira_de_Mello#In_Memoriam

Todas estas pessoas foram vítimas dos erros políticos das nações mais poderosas da Terra. Vítimas das políticas belicistas que lançam este mundo no horror da guerra e da destruição.

Em homenagem ao diplomata Sérgio Vieira de Mello, a Câmara Municipal de Lisboa baptizou com o seu nome a Avenida 7 do empreendimento da Alta de Lisboa:

Photobucket - Video and Image Hosting

Falta agora colocar a placa com o seu nome no local apropriado, para que a homenagem fique completa. Para quando Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa?

7 comentários:

Anónimo disse...

aLGUÉM ME SABE DIZER QUAL O cÓDIGO POSTAL DESTA AVEINIDA?

Pedro Veiga disse...

Disseram-me que era 1750-450

Sérgio disse...

Uma homenagem justa à qual só falta a conclusão adequada. Esperemos que esteja para breve.

Rodrigo Bastos disse...

Uma homenagem muito justa :)

Anónimo disse...

Sergio Vieira de Mello, informação relacionada em:
civitasmaxima; ( blog Civitas Maxima org; blog Civitas Maxima work ).

"Consensus"

Anónimo disse...

Correcção do texto anterior -
Sergio Vieira de Mello, existe informação relacionada em:
civitasmaxima; ( blog Civitas Maxima org; blog Civitas Maxima work ).

Sobre a ONG Civitas Maxima: Civitas Maxima, ONG de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Ensino e Formação em Direitos Humanos. Centro Estudos Sergio Vieira de Mello. // A Civitas Maxima está promovendo, uma alargada reflexão e discussão, no sentido de uma acção consequente, sobre Direitos Humanos, Paz e Segurança, Desenvolvimento, a ONU e Reforma da ONU , o trabalho das ONGs, a importância de Parcerias, a responsabilidade dos Cidadãos/das Empresas /dos Estados no cumprimento dos seus deveres em matéria de Direitos Humanos, e no empenhamento conjunto relativo às metas e Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até ao ano 2015, projecto "Cidades de Direitos Humanos". (“Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio representam um conceito mais amplo de Liberdade: Paz e Segurança, Desenvolvimento e Direitos Humanos para todos”; “Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio não se conseguirão alcançar nas Nações Unidas. Devem alcançar-se em cada um dos Países graças ao esforço conjunto dos Governos e dos Cidadãos” . Kofi Annan )

"Consensus"

Anónimo disse...

Sergio Vieira de Mello Foundation

Colegas, amigos e a família de Sergio Vieira de Mello, criaram em 2007, em Genève, a Fundação Sergio Vieira de Mello - Sergio Vieira de Mello Foundation - para dar continuidade aos seus ideais humanitários, às suas propostas de trabalho, e à divulgação do seu Pensamento.