quinta-feira, março 31, 2005
domingo, março 27, 2005
Malha 5
O projecto do Arquitecto Tomás Taveira para a Alta de Lisboa parece finalmente estar a dar os primeiros passos no terreno. Esta área designada genericamente por "malha 5" é a entrada da urbanização da Alta de Lisboa. Antigamente este local era ocupado pelo bairro degradado da Musgueira Sul.
O projecto prevê a construção de um conjunto vasto de edifícios com as características de cor e forma que vão contrastar com o resto dos edifícios já construídos na zona. Aliás, os autores deste projecto afirmam que "Sem grande receio de desmentido é nossa opinião que este projecto terá mais impacto do que teve as Amoreiras, o mais mediático projecto que se construiu em Lisboa nos anos oitenta."
Oxalá o conjunto não apresente um volume de construção excessivo, visto que fará fronteira com o Parque das Conchas e o Passeio de Lisboa.
quinta-feira, março 17, 2005
O Parque das Conchas
Apesar de alguns lamentáveis acidentes de percurso a obra de recuperação deste parque está finalmente quase pronta. Há a lamentar o abatimento de árvores com grande valor ecológico, um aspecto que a SGAL devia ter tido em atenção. Por outro lado foi positiva a acção dos moradores do Lumiar ao impedir a construção de uma estrada que iria cortar a mancha verde deste parque. Esta estrada iria beneficiar os habitantes de um condomínio de luxo, prejudicando em muito o valor paisagístico e ecológico desta zona verde de Lisboa.
Espera-se para breve a reabertura deste valioso parque ao público.
domingo, março 06, 2005
A elevada densidade de construção
Numa das zonas nobres da Alta de Lisboa já retratadas neste blog observa-se o que a fotografia documenta. Quem paga caro os apartamentos deveria poder sentir o calor do Sol.
De novo o Parque Oeste
Esta série de 3 fotografias mostra o estado de avanço do Parque Oeste da Alta de Lisboa. O pequeno vale que se vê irá ter um curso de água de acordo com o plano da Professora Isabel Aguirre de Urcola, responsável pela arquitectura dos grandes espaços verdes da Alta de Lisboa.
É também visível já alguns caminhos pedonais que serão as vias de atravessamento do parque. Uma vez aberto ao público este espaço será um ponto de passagem importante entre os vários núcleos habitacionais da Alta de Lisboa.
Esperamos poder ver em breve algumas árvores plantadas, para esconder a aparente aridez da zona!
Subscrever:
Mensagens (Atom)