quinta-feira, junho 30, 2005

Memória de Outubro de 2004

Image hosted by Photobucket.com

Este era o estado de evolução da Avenida 7 a 2 de Outubro de 2004, visto do lado do empreendimento "Colina de S. Gonçalo". Ao fundo do lado esquerdo é visível um dos edifícios do "Condomínio do Parque".

terça-feira, junho 21, 2005

Memória de Maio de 2003

A imagem abaixo mostra o estado de desenvolvimento dos empreendimentos "Colina de S. Gonçalo" em primeiro plano (com a estrutura ainda no início) e "Condomínio do Parque" em segundo plano, a 4 de Maio de 2003. Ainda não tinha começado a construção dos "Jardins de S. Bartolomeu". O Parque Oeste ainda era uma ilusão e o seu espaço estava ocupado por enormes manchas de empréstimo (visível ao fundo, do lado direito).

Image hosted by Photobucket.com

Entre condomínios de luxo, rua de 3ª categoria!

Image hosted by Photobucket.com

Este é o triste aspecto da rua que separa dois condomínios de luxo implantados na Alta de Lisboa. Do lado esquerdo está o "Dolce Vita", do direito está o "Parque das Conchas". A rua que os separa é de 3.ª categoria. Por quanto tempo mais isto estará assim?

segunda-feira, junho 20, 2005

As ligações da Alta de Lisboa ao Lumiar e Ameixoeira -1

A Alta de Lisboa tem tido um grande desenvolvimento nos últimos anos, facto que é visível nas várias fotografias que tenho colocado neste blog.
A propaganda feita pela SGAL mostra a presença de várias estações de metro que aparentemente estão próximas do empreendimento:

Image hosted by Photobucket.com
(extraído e adaptado de "A Alta de Lisboa em jornal, nº 8 de Julho de 2004")


De facto as estações não estão muito longe ... o problema são os acessos!
Por exemplo: em baixo pode observar-se o que resta da antiga Azinhaga da Musgueira. Para quem pretende ir a pé desde da Alta de Lisboa até à estação de metro do Lumiar tem de atravessar uns bons metros de Azinhaga sem passeios!

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

domingo, junho 19, 2005

Memória de Julho de 2003

Image hosted by Photobucket.com
Esta fotografia mostra o estado de avanço dos empreendimentos Colina de S. Gonçalo, Jardins de S. Bartolomeu e Condomínio do Parque a 27 de Julho de 2003.

sábado, junho 18, 2005

Colina de S. Gonçalo (Junho de 2005)

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com
Fotografias de Rodrigues

Muito lentamente este empreendimento vai ficando pronto.
Só faltam as licenças de habitação, assegura a SGAL.
Pode ser que lá para o fim do Verão ou início do Outono possa ser possível fazer as escrituras de compra e venda. Balanço: atraso superior a um ano em relação ao que estava previsto em Junho de 2001!

quarta-feira, junho 08, 2005

O Passeio de Lisboa

Para quem como eu gosta de mapas aqui está o Passeio de Lisboa em plano.
Esta é de facto a via estruturante do interior da Alta de Lisboa. A sua construção, embora atrasada, está a dar os primeiros passos no terreno. Esta via será uma segunda Avenida da Liberdade, pelo menos a julgar pela descrição!
Um dos pormenores interessantes é a plantação nos passeios laterais (que terão 10 metros de largura) de uma fiada dupla de árvores ginko biloba. Estas árvores serão plantadas de forma a fazerem uma copa única dando uma sensação agradável de verde. Aliás, no Passeio de Lisboa, a arborização irá desenvolver-se em quatro fiadas duplas de árvores (duas nas laterais e duas na parte central). Espero que isto seja o renascer do passeio público!

Image hosted by Photobucket.com

segunda-feira, junho 06, 2005

Atenção aos prazos da SGAL!

Image hosted by Photobucket.com

Um pouco por todo lado têm surgido recentemente uns anúncios ao "Lx Condomínio", empreendimento comercializado pela SGAL. Está escrito com letras grandes que: "Agora já podes acreditar! Apartamentos em Lisboa a preços inacreditáveis!"
Só porque os preços das habitações neste país estão mais do que inflacionados é que conseguimos imaginar que um T1 a valer cerca de 100 000 euros é um preço inacreditavelmente baixo!
Mas o pior do conteúdo deste anúncio prende-se com o que está escrito em baixo em letrinhas pequeninas: "Conclusão da obra: em 2008. Comercialização a partir de 14 de Maio de 2005". De facto, atendendo ao historial da SGAL no que se refere ao cumprimento de prazos, seria mais razoável estar escrito o seguinte: Conclusão da obra em 2009. Entrega dos apartamentos no início de 2010.
Basta ver o que se tem passado com os mais recentes empreendimentos para facilmente se chegar a esta conclusão, senão vejamos:
Condomínio da Torre - lançamento em 2000 com as escrituras e estenderem-se pelo menos até ao 1º trimestre de 2005;
Colina de S. Gonçalo - lançamento em 2001 e ainda não começaram as escrituras (só agora é que vão ser pedidas as primeiras licenças de habitação);
Condomínio do Parque - lançamento em 2001 e as escrituras só terão lugar depois de realizadas as da Colina de S. Gonçalo;
Jardins de S. Bartolomeu - Lançamento em 2002, prometendo a entrega dos apartamentos em 2006 (será?).
Como se vê o cenário não é muito animador, sobretudo para quem tem necessidade de uma casa de habitação. A espera pelos apartamentos para quem assina um contrato na altura do lançamento tem sido sempre de 4 anos, no mínimo! Verificando-se muitas vezes um enorme atraso na execução da obra. Para os especuladores imobiliários, para os bancos e para as seguradoras esta situação é óptima, pois tempo é muito dinheiro! Para a SGAL, que se multiplica em desculpas, através do envio de cartas com promessas e mais promessas de datas, tudo está bem porque tem a venda dos apartamentos está assegurada! Quem se trama é o cliente que apenas pretende um apartamento onde possa viver.
Por isso, para quem fizer um contrato com a SGAL, tenha muita atenção às cláusulas, pois, tenha em mente, que as datas nunca serão cumpridas!

domingo, junho 05, 2005

De Abril de 2003 a Abril de 2005

Image hosted by Photobucket.com
Abril de 2003


Image hosted by Photobucket.com
Abril de 2005


Estas duas fotografias mostram a evolução da área envolvente da rotunda Cardeal D. António Ribeiro, entre Abril de 2003 e Abril de 2005. Nota-se ao fundo parte da área que irá ser ocupada pelo parque oeste e, em último plano, a evolução do empreendimento "Condomínio da Torre".

quinta-feira, junho 02, 2005

Alguns pontos fracos da Alta de Lisboa

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Estas imagens mostram uma das fronteiras do Parque das Conchas com o empreendimento "Parque Lisboa". Aqui estão criados espaços com pouca utilidade que não deveriam existir numa urbanização com a qualidade de Alta de Lisboa.
Não é a presença das formações geológicas que incomoda, pois, estas deveriam até ser bem preservadas porque contêm muitos fósseis que nos dizem como era o clima durante o Miocénico. A meu ver os edifícios estão demasiado próximo das formações miocénicas e não o contrário. Iremos ver o que irá acontecer a este espaço mal aproveitado quando terminarem as obras de requalificação do Parque das Conchas.